terça-feira, 21 de abril de 2015

Maria Holic

14:00:00 Escrito por Nyu , ,
Esse é um dos animes que eu curto pra caramba, tanto porque ele tem uma comédia sem sentido quanto por causa das personagens. Maria Holic é um anime produzido pela Shaft em 2009, baseado no mangá de mesmo nome escrito por Minari Endo. Tem uma segunda temporada chamada Maria Holic Alive!, produzido em 2011. Ambas temporadas possuem 12 episódios.

História

Miyamae Kanako é transferida para uma escola missionária somente para garotas, a Ame no Kisaki. Um de seus desejos é encontrar seu amor nessa escola, assim como aconteceu com sua mãe, que descansa em paz. Porém, o alvo de Kanako não é um professor, mas sim uma de suas novas colegas de classe! No mesmo dia que é transferida, ela se depara com uma empregada, que a destrata, chamando-a de porca. 

Até que surge Shidou Mariya, uma linda garota que guia Kanako pela escola, explicando como funciona o lugar.

Assim que se familiariza com a escola, Kanako passeia pelo local, acidentalmente descobre que a linda garota Mariya, por quem se apaixonara à primeira vista, é na verdade, um garoto! Kanako pensa em revelar para todos que Mariya é um menino disfarçado de menina, mas ele, que descobriu desde o primeiro instante que Kanako é lésbica, resolve usar isso para pressioná-la a não contar seu segredo a ninguém, e assim Mariya começa a perturbar Kanako, fazendo sua vida um verdadeiro inferno durante todo o ano escolar, principalmente por Kanako ter alergia a homens.

Agora Kanako precisará sobreviver durante o colegial, enfrentando o bullying de Mariya e sua empregada Matsurika, e encontrar seu verdadeiro amor, uma missão difícil de ser realizada. Pelo menos ela poderá contar com a ajuda de suas amigas, mas terá que esconder tanto seu segredo quanto de Mariya, o que parece ser difícil.

Sobre o anime

A animação é muito bonita, tem uma ótima colorização, assim como as músicas que se encaixam perfeitamente nas cenas, sejam elas de humor, tensão ou acontecimentos inesperados. É um anime muito bem produzido, possuindo uma dinâmica legal e um humor descontraído, mesmo que Kanako sofra bullying por parte de Mariya, mas que no final consegue levar sem muitos problemas... isso é, até não enfiarem uma criatura extraterrestre dentro de sua mochila.


As personagens são cativantes, principalmente as principais. Kanako não tem vergonha de ficar observando suas colegas de classe, estas que nunca reparam nas estranhas atitudes da garota, e sempre se preocupam quando seu nariz está sangrando sem entender o motivo - isso é tratado como um problema de saúde, já que Kanako sempre mentiu para disfarçar sua excitação para com garotas.

Mariya se traveste por conta de uma aposta que sua avó - e consequentemente dona dos colégios feminino e masculino do anime - criou para seus netos, onde ambos frequentarão as escolas do gênero oposto ao seu, e aquele que conseguir terminar a escola sem ser descoberto, herdará toda sua herança.

As amigas de Kanako são garotas simpáticas e sempre estão ajudando-a, principalmente com as bizarrices que acontecem com ela. Porém, elas são ingenuas e nunca desconfiaram que tanto Kanako quanto Mariya guardam segredos.

Obviamente que a escola não é um lugar comum, tendo ainda a líder do dormitório, uma menina com características físicas de gato e possui um fiel cachorrinho. Ela se auto proclama Deus, vive limpando o lugar e possui um auto grau de comando.

Mas que fique claro uma coisa: Kanako possui alergia a homens, e quando estes lhe tocam em qualquer parte do corpo, ela sofrerá erupções cutâneas, sabe-se lá o porque. No entanto, no anime não deixa claro que isso é o motivo dela ter "virado" lésbica, já que ninguém vira homossexual de uma hora para outra. Isso pode ser dado como motivo cômico do anime, já que Mariya é homem e Kanako, apesar de saber disso, acaba se encantando com a aparência feminina do rapaz, que até o momento, nunca se pronunciou trans ou coisa do gênero.

Sabe como é, as pessoas tem idéias distorcidas das coisas, então é melhor dar esse alerta para algumas pessoas.

Minha Opinião 

Recomendo esse anime. Tem uma história cômica e uma animação muito boa. Mas acho que os conservadores ficariam de cabelo em pé ao ler a review, já que temos uma lésbica e um crossdresser como personagens principais.

Além de abordar a vida escolar de Kanako, essa série também aborda um pouco de bullying, já que a Kanako é atormentada por Mariya e sua empregada Matsurika. As vezes dá até dó, mas ela consegue passar por cima de muita coisa. Alias, dificilmente você vê uma menina em anime ou mangá que seja tarada e tenha sangramento nasal, mesmo que não esteja vendo ninguém pelado, afinal de contas, a imaginação de Kanako é extremamente fértil. Mesmo em anime yuri isso não ocorre. Um ponto que pode ser considerado um diferencial do anime.

Uma curiosidade: O encerramento "Kimi ni, Mune Kyun" é uma releitura de uma música com o mesmo nome, cantada por um trio de rapazes japonês dos anos 80 chamado Yellow Magic Orchestra.

Para quem quer dar boas risadas, relaxar fim de semana, conhecer novos animes, está ai uma ótima pedida. E aqueles que não gostam de yuri, podem ver sem preocupações, pois não há cenas ditas yuris. Apesar do anime ter esse assunto, é só a vida de uma garota lésbica em um colégio feminino que é bem diferente daqueles anime yuris que tem por ai. Aquele não é o tão sonhado lugar de surubas lésbicas, como alguns devem imaginar.