terça-feira, 28 de abril de 2015

The Witch's House - Análise sobre o jogo

Esta matéria contém spoilers! Leia por sua conta e risco.

Antes de mais nada, essa é a minha visão sobre o jogo. Claro, escreverei algumas coisas óbvias que o jogo mostra, mas o contexto, tanto sobre Ellen quanto Viola é o meu entendimento a partir de tudo o que eu li, vi e fiz. Esse é um texto para aqueles que querem discutir sobre o jogo, seja pelas personagens, seja pelas motivações de cada uma.


História

Você é Viola, uma garota loira que se encontra numa floresta e sua passagem para casa está bloqueada por flores, agora você precisa entrar na casa da bruxa para poder achar um jeito de sair dali, mas as coisas não parece tão fácil, já que a casa quer te matar o tempo todo.

Sobre Viola e Ellen

O divertido desse jogo é rejogá-lo sabendo a verdade: você é Ellen desde o início. Quando você joga pela primeira vez, os puzzles não tem sentido, parecem coisas aleatórias. Mas ao jogar pela segunda vez, tudo faz sentido, pois os puzzles são ligados a própria história, praticamente jogando na sua cara o que aconteceu na vida de Ellen. Quem aqui não achou estranho tudo o que precisou fazer nos quebra cabeças? Ou a falta de reação da personagem perante os acontecimentos esquisitos do jogo? Ninguém entraria na casa de uma bruxa com tanta coragem e faria tudo sem questionar, principalmente sabendo da fama da bruxa.

Por isso imagino o motivo de muitos acharem o jogo chato no início, pois nada faz sentido. Porque cortar as pernas do ursinho para colocar junto ao urso maior? É bizarro, mas isso pode significar que a garota sem as pernas no jogo é a verdadeira filha do homem que aparece no final. Ou então o sapo, que gosta de você, te ajuda em muitos momentos, mas é sacrificado sem hesitar para a criatura atrás da porta. Ou a analogia da borboleta: você troca a borboleta prestes a morrer por uma falsa, salvando a verdadeira de uma terrível morte, enquanto deixa o corpo da outra para ser comida pela aranha. Uma indicação subliminar de Ellen trocando o corpo com Viola, dando a falsa “Ellen” [que é Viola] para a morte? Não que todos os puzzles tenham algum real significado, mas muitos resolvem jogar na sua cara a merda que aconteceu.

Algumas pessoas não culpam Ellen pelo que ela fez, acham justificável por conta de sua vida, e alguns ainda culpam Viola por ser tão ingênua em acreditar na bruxa. Quando se fala de uma, necessariamente temos que falar da outra. Não acho que a culpa é de Viola por ser ingênua, mas também não digo que Ellen é tão ruim assim, ela se tornou má pela vida que teve. Como sabemos pelos diários espalhados pela casa, Ellen era doente e não tinha o amor de seus pais. Ainda por cima existe um livro em uma das celas que parece ser um manual de como lidar com filhos doentes, mas as palavras estão borradas e não sabemos qual o problema da garota. Como a mãe de Ellen não sabia lidar com a situação, acabou negligenciando a educação da filha.

Em outra cela havia um espírito que parecia viciado em drogas, tanto que é necessário entregar um charuto e um pó branco para ele. Especula-se que é o pai de Ellen, e se realmente for isso, nota-se o quão problemática era a família da bruxa. A falta de amor e atenção de seus pais, somada a não ter nenhum amigo, deixou a garota rancorosa fazendo-a assassinar seus pais com facadas e queimar a casa onde vivia quando ela ainda tinha 7 anos de idade. Após o ocorrido, um demônio devorou as almas dos pais da garota e prometeu a ela uma cura para sua doença em troca de incontáveis almas para ele devorar. Óbvio que ela aceitou, já que estava sofrendo com a doença, e assim uma casa lhe foi dada para poder atrair vítimas e saciar a fome do demônio, e cumprir o pacto.


E é aqui que nós perdemos a sua idade. Apesar de seu corpo ser de uma garota de 7 anos, não sabemos há quanto tempo ela está viva fazendo o que faz. Entretanto, Ellen conseguiu descobrir como trocar de corpo, e assim acabando com seu sofrimento. Aqui entra Viola, uma simples-camponesa-de-nobre-coração-que-vai-todos-os-dias-ao-bosque-recolher-lenha garota que um dia encontrou a casa da bruxa e, apiedando-se do estado de Ellen, resolveu tornar-se sua amiga, criando oportunidade para a bruxa realizar o mais egoísta dos atos.

Viola vive com seu pai, é uma garota amorosa, gentil e de bom coração, acreditava realmente que Ellen era sua amiga, e por isso quando a bruxa pediu para elas trocarem de corpo por um dia para saber o que é viver sem dor, acabou aceitando, confiante que a garota devolveria logo em seguida. Viola é uma garota de 13 anos, e pela época que se passa a história, pelas roupas e pelos móveis, talvez entre o século XVII ou XVIII [isto é somente um chute]. É aceitável que ela possua esse tipo de ingenuidade. Digo isso porque vi comentários de gente reclamando que os adolescentes de 13 anos atualmente já não são mais ingênuos e por isso Viola é burra, o que discordo totalmente, afinal, o game não se passa nos dias atuais, e mesmo se passasse, dependendo de onde a pessoa vive, uma garota de 13 anos pode ser ingênua sim. É uma idade onde a pessoa está saindo da infância e entrando na adolescência, e deve-se levar em consideração a sociedade em que ela cresceu. Digo isso para desbancar esse comentário infundado sobre a personagem.


Quando ocorreu a troca, Viola sentiu mais do que a dor da doença. Ellen tinha acabado de arrancar seus olhos e amputado suas pernas para que a garota não fugisse ou enxergasse. A bruxa, ouvindo o grito de sofrimento da outra, deu-lhe um líquido para ela parar de gritar, queimando a garganta e impedindo dela falar. Ellen fugiu da casa, deixando Viola morrer em seu corpo doente. A única coisa que Ellen não contava é que Viola usaria seus poderes para impedi-la de fugir e ter seu corpo de volta, e é nesse ponto que começa o jogo.

O objetivo de Ellen é simples: arranjar uma poção para destruir as roseiras que impedem a saída, porém isso se encontra dentro da casa, e ela terá que enfrentar a ira de Viola, mas terá a ajuda do gato demônio para escapar de qualquer armadilha.

Como dito anteriormente, Ellen se tornou má graças a falta de amor de seus pais, que normalmente substituía a ausência e falta de atenção dando-lhe presentes. Isso explica a existência de brinquedos e pacotes de presente espalhados por toda a casa. Isso é comum hoje em dia: os pais não dão a devida atenção aos filhos, então compram o que eles querem para evitar reclamações de falta de amor. Assim, não é de se admirar que a garota não tenha escrúpulos, desprezando a vida alheia em troca da própria, sem se importar com qualquer relação de afeto, como é no caso de Viola. O objetivo de Ellen é claro: ela quer se curar da doença e descobrir o que é ter uma família de verdade e ser amada, e não se importa em fazer o mal a outros para alcançar esse objetivo.

É estranho pensar na casa da floresta. Muitas coisas ali parecem recordar a vida que Ellen teve na antiga casa, como as pilhas de presentes. Talvez o lugar seja uma réplica da casa antiga, só que quase viva. Porém, a casa faz parte do pacto e várias vezes ela acaba ajudando Ellen em vez de Viola, já que ela [a casa] acaba reconhecendo quem é sua verdadeira dona, mesmo com a outra garota no corpo da bruxa.

No final secreto, o gato demônio explica que eles fizeram um contrato para trazer almas para alimentá-lo e em troca Ellen teria a cura, e que, agora que a bruxa vai morrer, está na hora dele ir, assim com a casa, e por isso o gato morre [quando o demônio abandona o corpo]. Aliás, o demônio devora a alma de Viola.


A história é triste, pois demonstra uma garota que quer se livrar de uma doença e de toda a dor que sente, e quando descobre um jeito para isso, faz “amizade” com uma outra garota, que acredita que realmente elas são amigas e é traída de uma forma escrota. Viola não quer vingança, ela quer seu corpo de volta, afinal, Ellen a traiu se valendo de uma amizade, e a faz ser morta por seu próprio pai.

Mas foi uma grande reviravolta na história, quem imaginaria que você é a bruxa que está escapando com o corpo de quem deveria ser a heroína? É um jogo fantástico com uma história deprimente. Se você tem empatia, com certeza deve ter ficado chocado e muito triste por Viola, e talvez com raiva de Ellen.

E qual é meu veredito?

O jogo é muito bom por isso, sua história é ótima, e tem bons gráficos, pena que ele não assusta quando deveria, ou talvez eu não me assuste com facilidade, mas, mesmo assim, por tudo o que eu escrevi sobre ele, darei a nota máxima.