sábado, 9 de maio de 2015

Ib

14:00:00 Escrito por Lucas , , , ,

Seus pais te levam na exposição de um artista chamado Guertena. Você começa a explorar o lugar, mesmo sem entender totalmente o título de algumas obras. Ao se aproximar de um dos maiores quadros, a luz da galeria falha. Você volta a andar pelo lugar, mas todos sumiram. E então a luz acaba, e seu pesadelo começa... 

Ib é um jogo independente japonês, lançado em 2012 e criado por Kouri, feito com o RPG Maker 2000, lançado gratuitamente e traduzido para o inglês por vgperson. Descobri esse jogo enquanto navegava pelo Zerochan, e me interessando pelos personagens. Acabei achando o link para baixá-lo.

Temos uma séria do jogo em nosso canal, confira!

O jogo é baseado na exploração dos ambientes e resolução de puzzles, que se tornam mais extensos a cada área. O clima é sombrio, tanto pelo ambiente claustrofóbico quanto pela trilha sonora.

Seu objetivo não é entender o que te levou para dentro da galeria, mas sim, junto com outros dois personagens, encontrar uma saída daquele local.

Personagens

Ib, também chamada de Eve, é a personagem principal. Ela tem cerca de 9 anos, e acaba por se perder na galeria “amaldiçoada”. Graças a sua idade, ela não entende muitos ideogramas da língua japonesa (original do jogo), sendo incapaz de entender completamente alguns textos. Parece ser uma garota tímida, falando apenas quando a perguntam algo, mas ainda assim demonstra coragem o suficiente para andar sozinha naquele lugar terrível. Ela carrega um pequeno lenço com seu nome bordado, um presente de aniversário.


Garry e o primeiro companheiro que você encontra na galeria. Um homem jovem, provavelmente com mais de 20 anos. Ele tem o dobro da altura de Ib, mas isso não impede que ele se assuste mais facilmente que a protagonista. Apesar disso, ele tem uma postura protetora, ajuda a garota a empurrar coisas pesadas e a entender palavras que ela não conhece.

No jogo em japonês, Garry fala no feminino. Somado a sua aparência, esse fato compõe um personagem afeminado. Em certas áreas, ele também tem uma visão diferente dos objetos, vendo terror onde Ib vê coisas fofas.


Mary é uma garota loira que você encontra em outra parte da galeria. Ela é muito agitada e animada, e aparenta também ter cerca de 9 anos. Desde o início, a garota parece gostar muito de Ib, mas tem problemas com Garry estar sempre ao lado dela. Mary também tem algumas atitudes esquisitas conforme o jogo se desenrola.

Ela parece conhecer a galeria muito bem, e não ter nenhum medo de suas obras. Mary esconde um segredo importante para a história, e está disposta a tudo para guardá-lo.


Inimigos

As obras sombrias de Guertena não são apenas um enfeite para o cenário. Elas são parte preciosa dos puzzles e também muitos dos inimigos que vão te atrapalhar durante o jogo. Existem quatro tipos mais presentes:

Manequins são esculturas humanoides sem cabeça, todas apresentando forma feminina de pele completamente negra e trajando vestidos. Essa obra se chama “Morte do Individual” na exposição.

Cabeças brancas de manequim, com olhos abertos e sem cabelos. São muito mais presentes como um obstáculo perturbador do que como inimigos.

Damas são quadros de belas mulheres, representadas em verde, vermelho, azul e amarelo. Figuras femininas se arrastando para fora da moldura que perseguem os personagens e vez ou outra correm. Essa obra se chama “Dama em 'cor'” na exposição.

Bonecas de pele azulada, olhos vermelhos e cabelos negros, com vestidos de varias cores. São talvez os inimigos menos perigosos e mais horripilantes durante o jogo. O motivo? Descubra quando os sinos tocarem...

Flores

Os três personagens carregam uma rosa cada um. Vermelha para Ib, azul para Garry e amarela para Mary, as rosas medem a energia dos personagens. Como você não pode atacar, precisará correr desesperadamente dos perigos para proteger as pétalas das garras de obras vivas.

Você pode encontrar vasos de água nos corredores, marrons e azuis. Os primeiros podem ser usados uma vez, e os segundos são ilimitados. Usar um vaso restaura completamente a energia da rosa.

Existem alguns detalhes interessantes sobre as rosas no jogo:
  • O cabelo de Garry se assemelha a uma rosa virada de cabeça para baixo. As mechas mais escuras seriam as pequenas folhas na base da flor.
  • As três flores representam as três cores primarias, sendo a de Ib magenta e a de Garry ciano.
  • Garry tem 10 pétalas em sua rosa, enquanto Ib tem apenas 5. Provavelmente isso ocorre pois Garry é mais velho. A quantidade de pétalas da rosa de Mary não é mostrada em nenhum momento.
Além disso, na línguagem das rosas, cada uma das flores tem um significado:
  • Rosa vermelha simboliza amor verdadeiro.
  • Rosa azul simboliza mistério, alcançar o impossível e amor a primeira vista.
  • Rosa amarela é um símbolo ambíguo, simbolizando amizade, pedido de desculpas e emoções intensas, mas também inveja, infidelidade, coração partido, amor perdido e traição extrema.
Galeria

Inicialmente apresentado como um lugar pequeno, com dois andares e várias obras, é digno de nota o cuidado que o criador teve com a arte. Os quadros e esculturas são nomeados, e alguns até mesmo contam com imagens detalhadas. Também existem livros dentro da galeria “maldita” contando sobre o significado de cada obra e informações sobre Guertena.

O que é intrigante é a escolha das datas, todas em torno do ano de 6200. A escolha de uma data tão avançada para um mundo que aparenta ser tecnologicamente tão comum (e pelas roupas, até um pouco antigo) me surpreende, e ainda não descobri um motivo para isso.


Finais

Esse trecho do texto vai conter spoilers dos finais de Ib, então se pretende jogar, pule para a conclusão.

Ib é um jogo curto, com cerca de 2:30 horas de gameplay, ou até menos caso você já conheça os puzzles. Ainda assim, ele conta com 7 finais diferentes, interessantes o suficiente para fazer você jogar novamente, ou ao menos procurá-los no Youtube. Cada um desses finais pode ser alcançado tomando diferentes decisões durante o jogo.

Ib All Alone pode ser conseguido de quatro formas diferentes, todas elas levando ao mesmo resultado: Ib fica presa sozinha dentro do mundo da galeria. É interessante notar que nesses finais, versões falsas da mãe de Ib, do Garry, e um sonho com seu aniversário ocorrem, deixando claro o quão poderosa a galeria é, e que as obras não são sua única forma de manifestar esse poder.

Em A Painting's Demise você controla Mary logo após Garry perder sua sanidade na sala das bonecas e Ib perder a vontade de continuar. Ela encontra o caminho até a obra “Mundo Fabricado”, embora avisos surjam nas paredes dizendo que ali é o lugar dela. Quando a garota finalmente pisa no mundo real, a galeria está totalmente vazia. O lugar vai ficando cada vez mais escuro, e a garota entra em desespero, até que finalmente quando a tela está totalmente preta, ouvimos passos e Mary chama por seu pai. Sem uma ancora, as obras da galeria pertencem apenas à galeria, e seu “coração fabricado” não permite que Mary realize seu maior sonho.

Welcome to the World of Guertena ocorre caso você tenha se tornado amiga de Mary antes de Garry e Ib perderem a sanidade na sala das bonecas. A loira volta, dizendo que não deseja abandonar sua primeira amiga, mesmo que isso a impeça de realizar seu sonho. Podemos ver todos os tipos de inimigos que encontramos na galeria dentro da sala, e então Mary pega a flor de Garry e joga para a “Olhos Vermelhos”. Ela diz que eles podem brincar na galeria para sempre. Esse final mostra o quanto o ciúme de Mary pode se tornar doentio.

Together, Forever ocorre quando Garry entrega sua rosa para Mary em troca da rosa de Ib. A loira brinca de “bem me quer, mal me quer” com a flor, matando o rapaz no processo. Quando faz seu caminho de volta para o mundo real, Ib encontra Mary com seus pais, demonstrando que o poder da galeria pode até mesmo alterar a realidade. A garota, ao matar Garry, tomou seu “direito” de estar no mundo real. Ela ainda diz que estará com Ib para sempre


Forgotten Portrait se passa com a morte de Garry. Ib volta ao mundo normal sozinha e acaba encontrando uma pintura do homem dormindo na galeria. Ela sai junto com a mãe para verem outras obras juntas. Esse é um dos meus finais favoritos, tanto pela sua representação, quanto pelos quadrinhos que fãs do jogo fizeram graças a ele.

Memory's Crannies e Promise of Reunion são relacionados. Embora em ambos Ib e Garry voltem para o mundo real ao queimar o quadro de Mary, no primeiro eles não tem nenhuma lembrança do que aconteceu na galeria, e provavelmente nunca mais se encontrarão. Já no segundo, com um forte laço emocional, Ib entrega seu lenço a Garry para limpar um corte. O lenço, no mundo real, desperta as lembranças sobre todo o ocorrido, fazendo com que eles prometam se encontrar novamente.

Graças a diversas artes, existem pessoas que acreditam que Garry e Ib tem sentimentos românticos, ou até que o rapaz é pedófilo. É bom deixar claro que não existe a menor sugestão disso no jogo. Eles se apoiam um ao outro em um momento difícil. Garry é extremamente zeloso com Ib, protegendo-a dos perigos da galeria com todas suas forças, mas isso é porque ela é uma criança pequena. A garota parece desenvolver afeição por ele graças aos momentos difíceis que passaram juntos, mas o jogo jamais leva isso adiante. Qualquer pensamento além disso cabe apenas ao jogador e aos fãs.

Arte por Shiupika
Conclusão

Ib é meu um de meus jogos favoritos de RPG Maker. Ele aborda a relação entre três personagens e a forma como eles tocam a vida uns dos outros de forma interessante e ampla para um jogo tão rápido. O ambiente claustrofóbico dos corredores e a falta de ação podem não ser do agrado de alguns, mas isso não diminui a qualidade do jogo. Ib é um jogo que definitivamente vale a pena ser jogado.

Como único defeito, eu farei coro a outros fãs do jogo: gostaria de ver um final em que todos eles pudessem estar juntos no mundo real. Mas nem sempre boas histórias terminam com finais felizes, então eu aceito a história que me foi contada sem arrependimentos, e dou minha nota:


Você pode baixar a versão 1.7 em inglês, ou a versão 1.5 em português. Boa semana e bom jogo.