quinta-feira, 28 de maio de 2015

Kill la Kill

14:00:00 Escrito por Nyu , , ,

Gosto de Kill la Kill, não é o melhor anime do mundo como muitas pessoas dizem, mas é bem divertido e empolgante, além de possuir um ótimo plot twist, por mais bizarra que sua história seja. Sendo sincera, no inicio do primeiro episódio eu não dei tanto crédito para o anime. Ver o Ira chutando a porta e punindo um moleque zoado me deu a impressão de um anime bizarro e sem graça, como foi Nichijou (sim, não gostei desse anime e muito menos de sua comédia). Mas então apareceu Ryuko, a garota com uma arma que é metade de uma tesoura, comendo um limão como se fosse laranja e chegou com a pá virada na escola. Talvez se não fosse por isso, teria deixado-o de lado e perdido uma boa história.

Ele foi produzido em 2013 pelo estúdio Studio Trigger, contém 24 episódios divididos em dois arcos. O mangá foi lançado simultaneamente com o anime em 2013, feito por Ryou Akizuki. Esse artigo vai tratar apenas do anime.

Historia

O anime é dividido em dois arcos. No primeiro, Ryuko Matoi deseja encontrar o assassino de seu pai, e a única pista que tem é metade de uma enorme tesoura vermelha. Agora ela quer encontrar o portador da outra metade, e por isso se transferiu para a academia Honnouji. A escola é regida pela presidente do conselho estudantil Satsuki Kiryuin, que governa o lugar com mão de ferro. Nessa academia ditatorial, alguns alunos ganham uniformes especiais chamados Goku, que lhes dão poderes extraordinários dependendo da quantidade de estrelas que possuem (vão de uma a três estrelas).

No primeiro dia de aula, Ryuko encontra com Mako, uma garota energética que se torna em poucos minutos sua melhor amiga. Satsuki aparece e Ryuko a questiona sobre o assassino de seu pai, mas pela reação da presidente do conselho, a garota suspeita que foi ela quem matou-o, e chama-a para a briga. No entanto, Ryuko é derrotada pelo líder do clube de boxe, e volta correndo para casa, e é lá onde ela encontra Senketsu em um porão secreto, onde ganha seus poderes e assim volta para a academia para enfrentar Satsuki. Senketsu é um uniforme escolar que ganha vida quando entrou em contato com o sangue da garota, e veste-se nela, sendo a fonte do poder que Ryuko possui no anime.

Porém, ela precisará enfrentar vários líderes de clubes e algumas provas que a presidente do conselho estudantil colocará no caminho durante dias antes de chegar no combate final.

O segundo arco é cheio de reviravoltas, e se você não quer tomar spoilers, pare de ler aqui e siga para o próximo tópico.

Aqui começa a verdadeira motivação de toda a história. Satsuki não é a vilã, e sim sua mãe, Ragyo Kiryuin, e sua ambição é fazer com que o organismo alienígena para quem ela trabalha domine a terra, exploda-a e vá dominar outros planetas.

A academia Honnouji na verdade era uma fortaleza para proteger as pessoas e fortalecer os melhores dentre elas, formando um exército com os uniformes Goku para lutar contra as futuras investidas de Ragyo. Quando Ryuko apareceu com a metade da tesoura e com o Kamui Senketsu, Satsuki sabia que ela seria uma peça importante para sua luta, e tratou de fortalecer a garota utilizando seus métodos durante todo o primeiro arco.

O organismo alienígena tem uma estranha forma de dominar o planeta. Quando ele se instala onde deseja, faz com que uma espécie nativa do planeta evolua a tal ponto para que todos o usem para assim ele ter poder o suficiente para destruir o lugar. Como assim usa-lo? Esse organismo  são as chamadas Fibras da Vida, e com ela pode-se fazer roupas. Sim, a história do anime é basicamente a luta das pessoas contra as roupas que querem dominar o planeta, e Ragyo é quem vai levar os planos do alien adiante com sua empresa de roupas Revocs.


Não me olhe com essa cara, o anime é cheio de tosqueiras, a história é bizarra e sem sentido nenhum. Ele zoa com muita coisa, seja o conceito meninas mágicas tipo Sailor Moon, lutas fodásticas e aumento de poder de shounen, fanservice para todos os gostos, humor com segundas intenções, e vários etcs que só assistindo para entender.

Personagens

Falarei só dos principais personagens, porque são muitos, e prefiro centrar-me naqueles que são mais importantes para a série. Ou seja, sem secundários.

Ryuko Matoi

A personagem principal do anime. Uma garota rebelde que só pensa em vingar a morte de seu pai matando o seu assassino. Inicialmente ela tem vergonha de seu traje sexy sem ser vulgar Senketsu, mas observamos o desenvolvimento do sentimento de ambos ficando fortes e se entendendo o suficiente para saberem o que o outro quer. Mesmo com algumas brigas, seja por que a garota está desestabilizada emocionalmente, ou por medo do poder que ela possui em mãos, isso é superado pela compreensão mutua. Ok, ele é só um uniforme escolar e ela uma garota, mas e daí? A relação de ambos é incrível.

Por mais durona que ela seja, ainda sim é uma pessoa que teve problemas e talvez traumas por perder a unica família que tinha - seu pai. Graças a isso, e por ter uma ótima relação com Mako, sua melhor amiga, acaba sendo adotada pela família da garota. Agora com sua melhor amiga, ambas se ajudam e nada consegue abalar sua amizade.

Satsuki Kiryuin

Ela é uma garota forte, inteligente, estratégica e líder nata, sabe controlar as situações por mais complicadas que elas sejam, e conquista uma legião de pessoas que a seguem cegamente.

Presidente do conselho estudantil, filha da estilista de moda Ragyo Kiryuin e dona da escola onde estuda, ela é o grande desafio de Ryuko. Satsuki conta ainda com a Elite 4, um grupo de pessoas de confiança que possuem os uniformes três estrelas. Ela também possui um Kamui chamado Junketsu, que também a transforma em uma garota mágica. Ao contrário de Ryuko, a ela consegue controlar muito bem seu poder, comandando-o durante a luta. Mas ao contrario de sua rival, ela não possui nenhuma relação afetiva com seu uniforme.

Mako Mankanshoku

A melhor amiga de Ryuko, e a personagem que mais apanha de graça no anime, Mako não possui uniforme Goku, e por esse motivo, vive na favela com sua família. Ela tem um bom coração, sempre se preocupa com Ryuko, e apesar do raciocínio lento, ela consegue atualizar a todos com as informações durante os episódios. Ela é uma personagem forte, que dá grandes incentivos a sua BFF*, apesar de ser muito inocente e sempre alvo dos inimigos de Ryuko.

A família Mankanshoku é constituída também pelo pai, mãe, o irmão mais novo e o cachorro de Mako. Seu pai é um médico ilegal, que mais matou do que salvou pacientes. Sua mãe é uma típica dona de casa que faz os melhores croquetes do mundo, mesmo que sua procedência seja suspeita. seu irmão mais novo é um delinquente que sempre está furtando, além de ser um mini tarado. E essa é a nova família de Ryuko.

Elite 4

Como diz aquela frase: Por trás de toda grande mulher existe um grupo de pessoas fieis a ela e que sempre estarão seguindo suas ordens e defendendo seus ideais com garras... espere, não era bem assim a frase original...

A Elite 4 é composta por quatro pessoas de grande poder escolhidas a dedo por Satsuki: Nonon Jakuzure, Ira Gamagoori, Uzu Sanageyama e Houka Inumuta (exatamente na ordem da imagem acima). Todos eles tem uniformes de 3 estrelas.

Nonon é amiga de infância de Satsuki. Tem uma voz irritante e regula clubes não esportivos como de jardinagem e biologia. A habilidade de seu uniforme envolve música e sinfonia de bandas marciais.

Ira Gamagoori é o mais leal a Satsuki. Grande e forte, impõe respeito por onde passa, e faz parte do comitê de disciplina da academia. A habilidade de seu uniforme consiste em uma espécie de masoquismo para ativar uma forma mais poderosa. Ele esperou dois anos no ensino médio só para acompanhar Satsuki em seus planos.

Uzu Sanageyama regula os clubes esportivos, incluindo boxe e tênis. Especialista em kendo, seu primeiro encontro com Satsuki foi um tanto humilhante. Se juntou a ela quando esta o derrotou, e segue fielmente a garota em seus planos. A habilidade de seu uniforme permite com que ele preveja os movimentos do oponente, estando sempre um passo a frente de cada golpe.

Houka Inumuta é responsável pelas estratégias e inteligencia da academia, auxiliando o conselho estudantil através de seu notebook. Entrou para a academia quando foi pego hackeando a conta bancária super protegida dos Kiryuin. A habilidade de seu uniforme calcula as trajetórias dos ataques, além de camuflagem óptica para esconder-se de seus inimigos.

Nudist Beach

Gente pelada cujo mamilos e certas partes do corpo brilham em um intenso rosa, e seu objetivo é acabar com as investidas de Satsuki e da empresa de roupas Revocs. Fundada por Isshin Matoi, seus membros principais são Aikuro Mikisugi e Tsumugu Kinagase.

Aikuro Mikisugi é o professor de Ryuko que a observa e auxilia sempre que necessário na luta contra Satsuki. Sempre está disfarçado de professor bobão, mas ao se revelar, demonstra ser um cara glamouroso, cheio de habilidades para retirar suas roupas e constranger a garota.

Tsumugu Kinagase é o cara do moicano. Odeia qualquer Kamui, uma vez que sua irmã morreu em uma experiencia com as roupas. Seu objetivo inicial é fazer com que Ryuko desista de usar Senketsu, antes que tenha o mesmo destino que a irmã. Sua arma contém agulhas que servem para enfrentar qualquer pessoa com uma Kamui ou uniformes Goku.

Animação e Trilha sonora
A animação é ótimo no inicio, grandes lutas, golpes extraordinários, destruição em massa, personagens bem desenhados e caricatos, mas houve um momento no anime que a qualidade começou a decair. A qualidade ficou pior do que a de Coppelion, não sei qual foi o motivo, mas senti uma enorme diferença no segundo arco da história, onde as lutas estavam a nível Dragon Ball, com golpes cheios de luzes e mal mostrando os personagens, além de uma repetição safada de frames mal desenhados.


Isso me decepcionou muito, era um anime que começou com uma ótima qualidade, mas a decadência demonstra muito desleixo da produtora, ou então falta de verbas ou investimentos para tal. E há uma cena que você nota isso nitidamente, quando... atenção, Spoiler! Satsuki está correndo nua, e um maldito frame de cabelo que só existe naquele momento em que a perna esquerda não está na frente de seu sexo, tampa-o. Há várias formas de fazer a mesma cena sem precisar fazer porquice desse jeito.

Porém, as músicas são de qualidade, são animadas e divertidas, além de combinar com cada momento do anime, conseguem manter um padrão alto de qualidade. As aberturas e encerramentos são ótimas, e combina bem com o clima.

Minha Opinião

Eu não sei se diria que esse anime é cheio de fanservice, uma vez que ele mesmo se zoa por conta das roupas que são usadas (ou não), e outra, TODO MUNDO fica pelado nessa birosca e em posições um tanto... fanservice. Então não dá para reclamar sobre isso uma vez que... espere, e esses faróis acessos?

Alias, aqui tem alguns spoilers, leia por sua conta e risco.

É um bom anime, gostei bastante desde o inicio, apesar do pequeno problema do primeiro episódio que citei que quase me fez droopar, mas isso é gosto pessoal. Certas coisas foram fáceis de deduzir, como o fato de Ryuko e Satsuki serem irmãs, uma vez que a primeira só tem o pai e a segunda só tem a mãe, e por conta de algumas informações é fácil especular esse fato. No entanto, outras coisas conseguem pegar de surpresa e impressionando quem está assiste.

Achei o final um tanto Dragon Ball Z, não que isso seja ruim, pelo contrário, dentro da temática absurda do anime tudo é justificável, e a coisa que torna tão referencia a obra de Akira Toriyama que você começa a rir e se divertir por isso. A história é inicialmente clichê, mas progride de forma bizarra e doida, afinal de contas o maior inimigo das pessoas são as roupas, cujo objetivo é dominar o mundo e destruí-lo... sério, quem assistiria um anime desses que o plot verdadeiro fosse explicitado desde o inicio?

A unica coisa que me decepcionou foi realmente a animação, que decaiu conforme o tempo, o que me desanimou um tanto a partir da metade, mas mesmo assim, é um anime que recomendo para quem quer algo despretencioso e divertido para assistir!

Alias, fora do contexto, algumas cenas de Kill la Kill parece hentai.

*BFF: Best Friend Forever.