quarta-feira, 8 de julho de 2015

Coppelion

14:00:00 Escrito por Nyu , ,
Alguns animes tem ideias ótimas, mas a execução decepciona um pouco. 


Coppelion é um anime da GoHand de 2013 baseado no mangá com o mesmo nome criado por Tomonori Inoue. Ele tem um tema complicado para ser usado atualmente no Japão, principalmente após o acidente na usina de Fukushima, o que fez com que o mangá tivesse problemas em sua publicação e venda.

História 

A história se passa em uma Tóquio destruída após um acidente com uma usina nuclear. Apesar de se passarem mais de vinte anos desde a tragédia, ainda existem pessoas que vivem por lá, mesmo estando em um local contaminado. Três garotas são enviadas ao local para resgatar essas pessoas, pois muitas estão fazendo pedidos de socorro.

Essas meninas são chamadas de Coppelions, e são criadas com engenharia genética para suportar a radiação local sem precisar de proteção, além de serem treinadas para ajudar as pessoas usando seus equipamentos médicos. No entanto, enquanto estão a procura de quem mandou o pedido de resgate, elas descobrem que existe um estranho grupo que está despejando produtos radiativos no local sem nenhum motivo aparente. Elas precisam investigar o que está acontecendo antes que outra tragédia aconteça, enquanto retiram a maior quantidade de pessoas possível do local. 

Personagens 

As Coppelions principais são Ibara Naruse, a mais velha, Aoi Fukasaku e Taeko Nomura, enviadas para resgatar o povo, fazendo parte da equipe de Regates.

Ibara é corajosa, focada em seu objetivo e sempre tenta ajudar o máximo de pessoas possíveis, mesmo que isso signifique desobedecer ordens de seu comandante. Apesar de ser magra, tem uma força descomunal como poder. 

Aoi é uma garota alegre, ingênua e muito insegura, fazendo com que ela nunca tome iniciativa para nada. Ela é quem dá suporte psicológico para os sobreviventes, ouvindo e dando conselhos quando necessário. Seu poder é desconhecido até mesmo para ela, criando um mistério ao seu redor.

Taeko é gentil, corajosa e a médica do grupo. Tem grande empatia com animais e com as pessoas. Enquanto Ibara põe a mão na massa, Aoi ouve e conversa, Taeko é quem curará as feridas e salvar a vida de quem quer que seja.

As três são muito emotivas, choram facilmente em acontecimentos dramáticos, mas é mostrado que esses sentimentos foram moldados para que elas sejam tão humanas quanto aqueles quem resgatam, afinal, elas lidarão com pessoas desesperadas que precisam de apoio.

Temos o comandante e seu assistente, que estaão sempre ajudando as garotas quando elas precisam, mandando equipamentos ou informações sobre o que está acontecendo. Apesar disso, eles são muito presos ao que o ministro de segurança do Estado deseja, o que muitas vezes pode pôr em perigo a segurança das garotas e dos sobreviventes quando o ministro não age quando é preciso, deixando o comandante em uma corda bamba difícil de sair.

Existe a equipe de limpeza, cujo trabalho é eliminar qualquer um que se mostre perigoso, como é o caso do estranho grupo que manipula os produtos químicos. Estão lá para proteger a população e as Coppelions de resgate, ou pelo menos é o que eles deveriam fazer.

Todos os personagens tem um pouco de desenvolvimento, mas infelizmente é superficial em alguns pontos, o que será explicado no próximo tópico. 

Produção 
  
O primeiro episódio é um dos mais bonitos que vi na temporada em que o anime foi lançado, com cores melancólicas que dá um perfeito clima de destruição e solidão para Tóquio. Os prédios, o mato, a água e todos os elementos estão impecáveis, até mesmo a trilha sonora e os efeitos de ação no final do episódio.

Pena que do terceiro episódio em diante a coisa decaiu drasticamente, ficando com um visual comum e algumas cenas, ângulos e poses ridículas. Eles investiram muito no primeiro episódio, mas não conseguiram manter o padrão durante o resto do anime, assim como o desenvolvimento da história.

O enrolar para desenvolver a história e os personagens pode fazer com que você desista de assistir lá pelo episódio 5, mas isso não quer dizer que a história seja ruim, muito pelo contrário. O estúdio só não conseguiu executar como deveria, principalmente para uma história de 13 episódios que dificilmente terá uma segunda temporada, graças ao baixo orçamento. Talvez isso fosse justificado pela pouca audiência gerada em seu país, visto que a história do anime não deve agradar muito os japoneses nessa época.

Os personagens são poucos desenvolvidos. Apesar de mostrar os sentimentos das principais, algumas coisas ficaram um pouco superficiais, como o sentimento de Ibara para com o líder da equipe de limpeza, que só é demonstrado no final do anime. Não sei se isso foi por conta da má execução do anime ou para deixar brechas para uma segunda temporada, uma vez que o mangá continua além de onde o anime parou.


Muitas vezes os personagens agem de forma clichê em certas situações, como Aoi e suas birras infantis que ninguém parece dar bola, apesar da tentativa de Taeko de conversar com ela. Tentarem fazer com que Ibara fosse aquela personagem líder cool super descolada, mas não convence bem. Pelo menos eles nos dão explicações para o comportamento dos Coppelions, e demonstram um pouco como os sobreviventes, inimigos e os causadores dos problemas se sentem, apesar que só justificam os atos do líder do estranho grupo, e não a motivação de todas aquelas pessoas com ele. 

Minha Opinião 
  
Coppelion tem uma ótima história, com um tema atual, mas que no entanto não foi bem executada no anime. Parece que dificilmente terá uma segunda temporada por conta da pouca audiência, mas espero que eu esteja errada e  que se houver uma segunda temporada, eles tenham orçamento suficiente para fazer algo decente.

Alguns justificam que a queda do anime seja por causa do tema, que foi um tanto traumático para os japoneses, já que o acidente que destruiu as usinas de Fukushima foi recente, mas vale a pena dar uma conferida e continuar acompanhando a história pelo mangá.

Quando digo que pode ter uma segunda temporada é só uma especulação de minha parte, por conta do final ter ficado aberto para uma possível continuação. Mas até então, não houve nenhuma confirmação.

Não recomendo ele para aqueles que não tem muita paciência para assistir um inicio um pouco parado, e se você é uma daquelas pessoas que conseguiu ver Haibane Renmei até o final, com certeza vai adorar esse anime.