sábado, 18 de julho de 2015

Uzumaki

12:00:00 Escrito por Nyu , , , ,
Mangás de terror buscam trazer medo e tensão ao leitor, isso quando não simplesmente são grotescos para deixá-lo chocado. Existem muitas histórias boas e bizarras, que trazem sentimento de paranoia. Alguns autores conseguem te fazer grudar no mangá para descobrir até onde a bizarrice da obra pode ir, e se existe alguma explicação lógica para o que está acontecendo.


Óbvio que não existe explicação para certas obras. O Japão não se preocupa em explicar cada fenômeno que acontece em suas história de terror, e é por isso que elas são tão macabras. Quanto menor a quantidade de informações, maior é o medo do desconhecido.

Junji Ito é um desses mangakás que adora fazer histórias de terror. Um de seus mais consagrados títulos é Uzumaki. Seu outro mangá muito conhecido é Gyo, mas hoje falaremos sobre o primeiro. Escrito em 1998, foi lançado no Brasil pela editora Corand em 2006, e possui um filme com o mesmo nome, lançado em 2000, mas que não vale a pena assisti-lo.

A história ocorre em uma cidade costeira do Japão. Tudo se inicia com a obsessão de um senhor, pai de Shuichi, namorado de Kirie Goshima, a personagem principal, por qualquer objeto que tenha o formato ou desenho de uma espiral. Essa obsessão vai tão longe que ele comete suicídio quebrando seus ossos e se enrolando dentro de uma bacia.

As coisas vão ficando estranhas na cidade, pessoas começam a se transformar em caramujos, muitos objetos e situações que envolvam espirais acontecem, enquanto os protagonistas buscam proteger sua sanidade tentando entender o que está acontecendo, mas tudo parece girar e chegar em lugar algum.

Algumas situações bizarras envolve cabelos que ganham vida em forma de espiral, gente que se entrelaça como se o corpo não tivesse ossos, ou então a própria natureza entrando na loucura, com tufões e fumaça preta com rostos humanos subindo em espirais. Isso é só uma parte da bizarrice que pode ser encontrado nessa obra.

A arte de Junji Ito é perturbadora. Ele consegue mostrar toda a insanidade de sua história e nos incomoda com seu realismo. Seu traço é carregado, passando bem a sensação de tensão. Mesmo sendo um mangá, sua violência gráfica é agoniante, e ele não mede esforços para chocar. Além disso, a história flui muito bem, e o mistério mantém o leitor preso no mangá.

Para quem gosta de um mangá mais denso, cheio de mistérios e puro horror, Uzumaki é altamente recomendado. Não só esse mangá, mas qualquer outro da obra de Junji Ito é uma ótima escolha para quem busca histórias de terror. Alias, eu o li a noite e pelo computador em inglês, e o barato fica muito mais louco. Acreditem.