quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Congo's Caper

19:35:00 Escrito por Nyu , , ,

Isto aqui não é só uma resenha. Esta matéria está muito mais para um desabafo sobre esse jogo que preencheu minha infância com dúbios sentimentos do que qualquer tipo de análise. Ele é um jogo para Super Nintendo, e estou escrevendo esse artigo principalmente por três motivos:

Primeiro: Eu odeio esse jogo!

Segundo: Eu jogava ele pra caramba.

Terceiro: Eu nunca consegui derrotar o chefão final.

Então vamos para as explicações desse amor e ódio. Quando eu era criança eu tive dois vídeo-games: Master System e Super Nintendo. Com o segundo, o único jogo que eu tinha era o clássico Super Mario World, e como ter apenas um jogo é cansativo, resolvi pedir ao meu pai como presente de aniversário dos jogos: Street Fighter 2 e Donkey Kong, títulos clássicos que eu joguei na casa de meus primos. Porém, como todo bom pai que quer presentear seus filhos, mas não sabia lhufas desse universo, e como eu não sabia Donkey Kong, disse a ele que era um jogo de um macaco.

E lá foi ele, todo confiante na loja para comprar as fitas que pedi de presente. Chegou no dia das crianças, fui abri-lo com muita alegria e um enorme sorriso no rosto. Estavam lá duas fitas: Street Fighter 2 e Donkey Kon... NÃO! Era a capa de um jogo chamado Joe & Mac 2! O sorriso murchou e disse para meu pai que não era aquele. Ele disse que o moço da loja garantiu que era o jogo do macaco que eu queria, e disse para eu ficar com ele. Crianças não tinham o poder de trocar o joguinho na época, e mesmo não sendo o que eu queria, acabei ficando a contra-gosto.

Mas vai lendo. Eu não escrevi errado quando disse que a capa da fica estava escrito Joe & Mac 2, porque realmente era a capa deles, assim como a etiqueta na fita, mas a imagem que aparecia na tela da TV quando eu ligava era exatamente essa:



Sim, estava em japonês, eu não fazia ideia do porque aquele menino de cabelos azuis estava ali se era a fita com dois caras, um de cabelo verde e outro vermelho. Bons tempos onde a pirataria rolava solta e a gente não sabia que a fita era falsa e por isso os saves nunca funcionavam. Não sei onde meu pai comprou essa fita, mas se eu pudesse voltar no tempo, daria um soco no vendedor por ter entregue a ele uma coisas dessas. Isso não se faz com uma criança de 7 anos!

Após todo esse desabafo que só serviu para contar minha vida, vamos ao que realmente interessa que é saber do que se trata esse jogo.

Sobre o Jogo

O jogo conta a história de dois macacos na pré história, até que um dia cairam do céu duas pedras vermelhas e os transformaram em menino e menina, chegando a conclusão de que viemos dos macacos que evoluíram com uma pedra. Até que um ser maligno, também modificado pela pedra, apareceu e raptou Congette, a namorada de Congo, e esse resolveu dar uma de Mario e ir atrás da raptada. E durante umas 35 fases, enfrentamos homens da cavernas burros como uma pedra, pterodáctilos, seres robóticos pré histórico, ninjas, dinossauros, piratas, fantasmas e etc, usando somente uma clava e muita boa vontade.

Ele é um jogo com uma dificuldade um pouco alta. O seu estado normal é o garoto, mas quando atingido por qualquer golpe, vira um macaco e dai, atingido de novo, morre. Ainda existem pedras espalhadas pelo cenário que o fazem voltar a ser menino, e se juntar três delas, Congo se transforma em um super sayajim, ganhando poder e pulo melhorados.

Os inimigos não serve apenas para tentar te matar, eles também servem como plataformas em alguns momentos, como escudo para evitar ataques, ou até mesmo podem ser rolados para causar dano a outros inimigos.



As fases são divididas em mapas, e cada uma delas tem seu próprio chefão, o que inclui vampiros, nerds, ninjas e piratas. E elas eram temáticas. Enquanto as fases dos piratas tinha muitos trechos embaixo d'água, as fases do vampiro se passam em mansões, cavernas e castelos assombrados. As temáticas variam de acordo com o chefe. Existe até mesmo uma fase onde você entra em um corpo morto de um dinossauro.

Informação Interessante: No jogo Joe & Mac 2 - Lost in the tropics, na primeira casa que você entra, há um quadro com a imagem de Congo. As fases e os inimigos também tem grandes semelhanças.



O jogo possui seus méritos. Simples em história, tinha uma jogabilidade boa para passar a tarde tentando vencer os mapas. Apenas da história triste contada mais acima, o que não me fez aproveitar bem do jogo, posso dizer que ele marcou bastante minha infância. Se você não é da época do Super Nintendo, ou não tem mais o console, poderá jogá-lo pelo navegador por este site aqui, que alias, possui muitos jogos do console.