terça-feira, 8 de setembro de 2015

Jogando RPG pela Internet

14:00:00 Escrito por Lucas , , ,
Então, você joga RPG, conhece pessoas que jogam, tem livros, dados, uma história. Mas falta o mais importante: tempo para juntar o grupo. É um problema bem decorrente com os compromissos da vida adulta. Muitas vezes o pouco tempo livre que vocês tem é madrugada a dentro. As vezes as pessoas com quem você joga mudam de cidade, ou mais complicado ainda, de país.

Mas claro que a internet está ai para ajudar esses grupos. Hoje vou apresentar algumas ferramentas para jogar RPG online, substituindo papel e dados (e livros, quando disponíveis em PDF) por seus equivalentes digitais.

Roll20


Se você quer ter uma experiência semelhante ao jogo de mesa, essa provavelmente é a ferramenta que está buscando. Com suporte para mapas, miniaturas, dados 3D, um banco de dados com fichas, suporte a câmera e áudio, tudo direto no navegador. Provavelmente a experiência mais completa de uma mesa que você pode ter sem que ninguém saia de casa. E para mesas que queiram agilizar algumas coisas, o Roll20 também tem apps gratuitos para iPad e Android.

Claro que para uma experiência completa, todos os membros devem ter uma conexão estável, além de headsets e (alternativamente) câmeras de boa qualidade. Pode ser complicado para a imersão se no meio do jogo alguém começar a cair ou tiver ruido elétrico na chamada.

Para aqueles com uma conexão pior, ou que queiram testar um tipo diferente de jogo, existem opções para jogar RPG por texto. Embora muitos veteranos digam que jogar por texto “acaba com a parte divertida/a experiência de jogar”, o certo seria dizer que é uma experiência separada, com suas próprias vantagens e desvantagens. Se por um lado perde-se as piadas, risadas e brincadeiras constantes (embora existam grupos que não se importem de brincar no meio do jogo), por outro é muito mais fácil “guardar” as sessões para consultas futuras, e pessoas mais tímidas provavelmente se sentirão mais à vontade.

RRPG FireCast


Uma plataforma para jogar RPG em texto com muitas funcionalidades. Além de rolar dados e escrever no chat, você ainda tem acesso a uma grande quantidade de fichas prontas e bem modeladas no site. Não encontrou a do seu sistema preferido? Você pode criá-la da forma mais fácil, em forma de bloco de notas, ou se tiver paciência, usar os tutoriais do site como guia para fazê-la você mesmo. Além disso, tem acesso a chat privado em mesa, chat de voz e música de fundo, tabuleiro de combate, salas com senha, entre outras funções.

Apesar disso, algumas das funções mais avançadas estão disponíveis apenas para membros da comunidade que paguem. Não é um valor alto, e em geral só o mestre precisa pagar para que a experiência funcione para todos (permitindo que todos façam uma vaquinha para assinar uma conta gold), mas existem aqueles que podem se incomodar com isso.

Apenas para deixar as coisas claras para aqueles que se importam com isso: eu e meu grupo usamos o RRPG, e eu sou assinante gold dele. Já testamos outras plataformas, e essa foi a que melhor atendeu nossas necessidades para jogar.

Existem outras plataformas para jogar pela internet. Jogos por fórum, por e-mail, e até por postagens em comunidades do Facebook. Com alguns minutos de Google você consegue encontrar diversos outros. Esse artigo é apenas um chute inicial para aqueles em dúvida.

Outra dica: deem preferência a sistemas simples e pequenos, principalmente em jogos por fórum e e-mail. Você não pode exigir que cada jogador leia um livro de 120 páginas antes de jogar, e vai preferir jogos fáceis de se explicar para iniciantes, se estiver chamando pessoas que nunca jogaram antes. Para algumas sugestões, vejam meu artigo de sistemas para iniciantes.

E com isso eu encerro o artigo. Logo volto com mais dicas.

Até lá, tenham uma boa semana.