terça-feira, 22 de setembro de 2015

Tomb Raider

14:00:00 Escrito por Nyu , ,


As vezes os produtores não sabem por onde seguir com sua série. As vezes eles desejam renovar os personagens, mas isso se torna difícil com o tempo. E o que é melhor fazer nesse caso? Um reboot. E o que seria isso? Recomeçar a história de uma série, seguindo por outros caminhos, mantem apenas as características mais importantes. Foi exatamente isso que aconteceu com Tomb Raider, e este é o primeiro jogo dessa nova história.

Criado pela Crystal Dynamics e publicado pela Square Enix, Tomb Raider foi lançado em 5 de Março de 2013 para PC, Xbox 360 e Playstation 3, e a Definitive Edition lançado para Playstation 4 e Xbox One em Janeiro de 2014.

História

Existe uma lenda de uma ilha japonesa sobre uma princesa chamada Himiko, e é para lá onde Lara e sua equipe vão. Não é fácil encontrar o lugar, já que sua ilha não está no mapa. Uma tempestade acontece em alto mar, fazendo com que o navio afunde, deixando toda a equipe ilhada nesse lugar estranho.

Lara é capturada e presa em uma caverna, de onde consegue escapar, e precisa encontra seu grupo. Encontrando com Sam, sua melhor amiga, ela descobre que existe mais gente naquele lugar, e conhece Mathias, um homem estranho e suspeito, que lidera o culto em devoção a Himiko.

Sam e Mathias desaparecem, fazendo com que Lara e outros membros da tripulação se espalhem para encontra-los. Ela é acompanhada por Whitman, um arqueólogo que está mais interessado nos mistérios daquela ilha do que com sua equipe. Eles são capturados por um grupo de homens, fazendo Lara perceber que as coisas não serão fáceis dali em diante, já que seus inimigos não são mais os animais selvagens, mas sim o pessoal do culto. Ela precisará sobreviver para salvar seus amigos.

Personagens

Lara Croft
Fonte
Esta é a primeira aventura de Lara como arqueóloga, descobrindo da pior forma que seu trabalho não é nada fácil. Depois do naufrágio, ela aprenderá a sobreviver em um local hostil, enfrentando todo o tipo de situação. Notamos o quão difícil é para ela se acostumar com a brutalidade da natureza, do ser humano e de si mesma.

Se preocupa demais com seus amigos e companheiros de embarcação, fazendo de tudo para salvá-los, até mesmo se colocando em risco e fazendo ações extremas. Ela percebe que é a única que pode salvar a todos, e foi a primeira a perceber o que está acontecendo na ilha, demonstrando certo fascínio e medo pela lenda de Himiko.

Samantha Nishimura

Ou simplesmente Sam, é a melhor amiga de Lara e sempre esteve com ela, principalmente na faculdade. Japonesa, é tida como descendente de Himiko, e por isso é sequestrada por Mathias e seu culto para que haja transferência de almas, ritual que fará com que as pessoas da ilha possam sair dela e voltar para suas casas.

Conrad Roth

O capitão do navio Endurance, foi o melhor amigo do pai de Lara, e consequentemente seu mentor. Ele conhece a garota desde criança, e cuidou dela quando seus pais sumiram, ensinando coisas nada típicas a uma criança rica britânica, como escalada, arquearia, navegação e outras habilidades de sobrevivência, que foram aplicadas pela sua pupila com maestria.

Dr. James Whitman

É um apresentador de TV que tem seu próprio programa sobre arqueologia. Faz qualquer coisa para ter sucesso e fama, mesmo que isso signifique sacrificar certas coisas ou pessoas. Admira Lara e sua competência e força de vontade, mas desde o começo sempre transpareceu que passaria por cima dela quando obtiver o necessário para ser famoso.

Joslin Reyes

A mecânica do navio. Ela e Roth tem um relacionamento escondido da tripulação, e por isso se preocupa demais com ele. Acha que a expedição de Lara é uma loucura que levará para acontecimentos ruins, e elas discutem muito.

Alex Weiss 

Amigo de Lara e técnico do navio. Tem grande fascínio por coisas estranhas como lendas urbanas, teorias conspiratórias entre outras coisas. É um hacker habilidoso e apaixonado por Lara.

Jonas Maiava

O cozinheiro do navio. Outro amigo de Lara cuja força e capacidade de sentir o perigo e o caos o fazem ser popular entre o pessoal. Assim como Sam, ele acredita na teoria de Lara que a ilha de Himiko é amaldiçoada e não permite que ninguém saia dela.

Mathias

Líder do grupo dos Solariis. Ficou encalhado na ilha quando seu avião caiu. Durante os anos que passou no lugar, ele descobriu sobre Yamatai e Himiko, assim como os sobreviventes da ilha, que lhe doutrinaram no culto dos Solarii. Ele enlouquece durante esse tempo, acreditando que somente ele conseguirá arranjar o recipiente perfeito para o ritual da rainha, e assim, escapar daquele lugar.

Gráficos, Som e Jogabilidade
 
O jogo tem gráficos bonitos, sejam na qualidade máxima ou média. O seu cenário é bem feito, e podemos notar enquanto caminhamos de um lugar para outro a suave transição feita dos diversos climas que compõe a ilha. Elemento este que foi muito trabalho para a empresa para aproveitar o final da 7ª geração de consoles ao máximo.
A tecnologia do cabelo utilizado em Lara é realmente espantosa, tem uma linda movimentação e foi  muito bem feita ao meu ver. Entretanto, em um jogo como Tomb Raider não precisa disso, já que a protagonista se enfia na água, lama, mato e etc, e nenhum cabelo ficaria soltinho e liso numa situação dessas. É uma frescura minha, e não estou desmerecendo o extremo cuidado com os cabelos dela.

A jogabilidade é ótima, com comandos fáceis, rápidos e precisos, principalmente quando há conflito contra os inimigos, seja com armas, seja corpo a corpo. O jogo consegue manter um ritmo frenético, com coisas acontecendo o tempo todo, seja por conta dos inimigos, seja por conta da natureza. Apesar do combate ser bom, alguns inimigos são burros, e em algumas partes onde você precisa controlar Lara para, por exemplo, guiar um paraquedas, os comandos não são intuitivos o suficiente, o que pode te levar a algumas mortes antes de conseguir entender como passar.

Existe um sistema de habilidades que são desbloqueadas quando sobe de nível, fazendo com que a personagem ganhe novas opções, sejam combativas ou de exploração. As armas também possuem melhorias e upgrades. Ambas são feitas com fragmentos achados pela ilha, e os upgrades fazem com que haja diversos modos de utilizar aquela arma. O arco e flecha, por exemplo, pode ser usado para lançar uma corda. No entanto, a quantidade de armas é limitada a 4: arco e flecha, principal nesse jogo; uma pistola - diferente dos outros jogos, aqui ela usa somente uma; escopeta e rifle.

As músicas combinam com a ambientação, e são típicas de Tomb Raider, mostrando que mesmo dando um reboot na série, ele continua tendo as características que o consagraram.

As tumbas se tornam side quests legais dentro da ilha, apesar dos quebra cabeças serem fáceis de resolver. Os artefatos são um atrativo maneiro que contam mais sobre a ilha de Yamatai.

O multiplayer é interessante, podendo jogar com seus amigos tanto no modo equipe quanto no "mate todo mundo". Porém ele acaba se tornando enjoativo pelos poucos cenários disponíveis, além de ser baseado em rank, o que pode frustrar algumas pessoas, pois aqueles que jogam a mais tempo tem as melhores armas e personagens liberados. Não é difícil evoluir, mas se torna frustrante quando você joga pouco ou não tem amigos com o jogo.

Minha Opinião

É um jogo que vale a pena, tem uma história legal - apesar de não ter nada de extraordinário - e tem uma boa jogabilidade. Apesar de Sam fazer o papel da princesa raptada e Lara do encanador herói que vai salvá-la, não acho que seja um ponto negativo. As pessoas da ilha estão armadas e perigosas, loucas o suficiente para acreditar em qualquer coisa, até que Sam seja seu passaporte para casa.

Jogar com uma Lara inexperiente é bem interessante quando já jogamos com uma versão dela que sabe sobreviver. Aqui vemos como ela aprendeu a se virar em situações extremas. Outro ponto da personagem é que ela é humana: tem medo, receio, ansiedade, tristeza, porém sempre faz o máximo para não deixar suas emoções tomarem conta, deixando que uma tragédia maior aconteça. Tudo o que ela passou durante o jogo faria com que qualquer um endoidasse, se é que realmente isso não aconteceu após eles voltarem pra casa. Sua força de ir em frente é o que a torna mais interessante.

Fiquem agora com o nosso gameplay: