terça-feira, 6 de outubro de 2015

Saints Row: The Third

14:00:00 Escrito por Nyu , , ,
Grand Theft Auto, ou GTA, é uma franquia de jogos de mundo aberto altamente conhecida. Apesar de algumas idiotices, ele sempre segue uma história séria sobre a vida de alguém. Em Saints Row, apesar de algumas coisas sérias, ele sempre segue uma história cheia de zoeira ilimitada. Mas mesmo com toda a zoeira, os jogos tem uma história

Lançado em 2011, desenvolvido pela Volition e distribuído pela THQ, Saints Row: The Third é a terceira edição da série, em um contexto sobre o conflito dos Saints com The Syndicate, uma organização criminosa rival que está dando dor de cabeça ao protagonista e sua gangue.

História

Estamos em 2014, alguns anos após os eventos de Saints Row 2, e a organização Saints se tornou muito popular durante esse tempo, tendo linhas de roupas, energéticos e outros produtos com seu nome estampado. O jogo inicia em um assalto a banco na cidade de Stilwater, que não dá muito certo por que um de seus companheiros faz uma merda desgraçada. O/A protagonista The Boss, Shaundi e Johnny Gat são presos, mas rapidamente libertos por Phillipe Loren. Cheio de interesses, Loren deseja trocar a vida dos três pela metade dos lucros que eles possuem na cidade, o que é prontamente recusado por The Boss, seguido por uma cena de escape do avião digna de Hollywood, e caindo de paraquedas na cidade de Steelport.

A cidade é dominada pela organização The Syndicate, dividido por três sub grupos: Morningstar, grupo controlado por Loren, europeus bem vestidos que controlam a prostituição; Killbane, grupo liderado por Killbane, um lutador mexicano mascarado, controlando a parte de drogas e jogos da cidade; e Deckers, comandado por Matt Miller, hackers que lidam com lavagem de dinheiro. Também existe o Stag, força militar especial que tenta deter as atividades das organizações. A missão de Boss é reerguer sua gangue, fazendo o que melhor sabe: tocar o terror na cidade e mostrar quem manda.

Mecânicas

A primeira coisa que você faz após sair da cena de roubo ao banco, que serve como tutorial, é a customização de personagem. Ela não se limita aos gêneros, sendo possível criar homens com vozes femininas, mulheres barbadas, maquiagem para todos os gostos e estilos. Dá até mesmo para reproduzir alguns personagens conhecidos como o Coringa ou o Hulk. As DLCs trazem uma gama maior de roupas.

Mas a customização não fica presa ao início. Durante o jogo você desbloqueias lojas de roupas, tatuadores e centros cirúrgicos, e pode mudar seu personagem a qualquer momento, desde detalhes menores na aparência e até mesmo o sexo.

Além da customização no personagem, também há possibilidade de customizar sua gangue (essa mais limitada), seus movimentos de provocação e o carro de sua equipe. E falando em carro, nada melhor do que tunar todos os carros que você vê na rua, já que carros customizados vão direto para sua garagem. Além dos carros básicos, existem alguns exclusivos como um furgão com a cabeça de Johnny Gat, uma das figuras mais influentes de sua gangue, ou do Dr. Genki, uma pessoa fantasiada de gato. As DLC's trazem alguns carros exclusivos, como o do personagem Nyte Blayde, outro personagem icônico.

Seu arsenal varia de uma simples pistola até um dildo roxo gigante... que? Você tá relendo esse paragrafo pela 20ª vez? Não, você não leu errado.

As armas são realmente interessantes, e podem ser melhoradas e customizadas. Com as DLCs, existem armas cujos ataques vão desde lulas controladoras de mentes a tubarões que saem do asfalto para comer o alvo.

Além das armas, seu personagem pode ser melhorado, levando-o a se tornar um deus, imune a qualquer ataque. No entanto, elas não se resumem aos ataques e defesas, como também melhorias de notoriedade com gangues e policiais, melhoria em suas propriedades, que são o melhor jeito de arrecadar grana sem precisar fazer missões a toda hora ou espancar civis para roubar. Mas para melhorar seu personagem, você deve juntar XP, pontos coletados durante as missões, batendo nos pedestres ou esperando com que algum dos aluguéis sejam pagos.

Uma coisa bem interessante é a dominação de território. O mapa mostra a área em que cada gangue atua, e basta você fazer de tudo para conquista-las, comprando lojas, fazendo as missões secundárias, ou derrotando pontos de gangues. E a partir daquele momento, aquela área será seu território e os lucros obtidos serão seus.

Missões

As missões podem ser divididas entre principal, secundárias e terciarias. A quest principal passa pela história, mostrando o desenvolvimento da gangue nesse mundo cão. São muito divertidas e nonsense, envolvendo coisas como ficar pelado e andar por um barco salvando prostitutas de containers.


Todas as missões tem seus pontos de graça e zoação afim de divertir o jogador, além das referencias feitas a outros games e filmes como Tron, Left 4 Dead, Star Wars e outros. Dentro da missão principal existem escolhas que lhe renderão itens, personagens e conquistas diferentes, mas nada que vá mudar drasticamente a história do jogo.

Missões secundárias servem para dominar territórios. Elas aparecem especificamente em alguns pontos do mapa após fazer alguma missão. Ótimas para ganhar XP e dinheiro. Missões terciarias seriam todas aquelas que estão no Saints Book, ou as ligações de membros da gangue que te pedem para resolver coisas com seus poderes de Boss.

Personagens

O grande elenco de Saints Row traz muitos personagens carismáticos. Cada um tem seu jeito estranho de ser, sejam amigos ou inimigos, e todos eles conseguem conquista-lo quando aparecem. Johnny Gat é um dos personagens que tem mais produtos dentro do jogo. Apesar dele aparecer somente no inicio, é alguém de extrema importância no grupo. Shaundi e Pierce são seus companheiros mais fiéis, juntos desde o inicio do game, irão te ajudar a resolver os problemas na cidade. As vezes eles participarão das missões com você, e é divertido tê-los no grupo. Os três são grandes amigos do Boss, acompanhando-o desde o primeiro jogo da série.

Há outros personagens chamativos como Zimos, um pimp que usa um voice box com auto tunes para falar, ou o Professor Genki, um cientista vestido de gato que não tem nada haver com nenhuma facção, mas tem sua importância dentro do cenário por ser proprietário de um programa bizarro de jogos.

O vilão Killbane também é um personagem fantástico e marcante com sua psicopática performance como líder da gangue que recebe seu nome e do Syndicate. Apesar disso, alguns personagens como Matt Miller ou Loren não são tão carismáticos em sua personalidade, mas sua aparência, atitudes e escolhas são interessante dentro do jogo.

Gráficos, Jogabilidade e Som

Os gráficos são legais, mas não há nada que faça babar. Seu personagem, mesmo sendo altamente customizável, possui expressões faciais legais. Os movimentos são fluidos, a troca entre armas é rápida, e o personagem responde bem aos comandos.

Mas nem tudo são glórias. Há erros gráficos, alguns bugs e momentos chatos que podem incomodar, como por exemplo, ao atropelar um poste este pode ficar grudado na lataria, como se fizesse parte do carro e não sair por nada do mundo, ou aquela pessoa que fica presa no chão depois de mortas, e alguns serrilhados. Apesar da boa resposta dos comandos, as vezes os controles atrapalham: câmeras que giram loucamente ou quando objetos estão próximos seu personagem sempre pega o errado.

A trilha sonora é ótima, com músicas icônicas em algumas missões, dando o clima perfeito para sua jogatina, e a grande maioria pode ser encontrada nas rádios do jogo. Assim como GTA, existem estações de rádios que contam piadas ou coisas que estão acontecendo na cidade. Algumas estações tocam rock pesado, reage, músicas clássicas, latinas, etc.

Minha Opinião

Saints Row: The Third é um ótimo jogo para descontrair. Se você gosta do estilo de mundo aberto de GTA, com certeza vai gostar desse jogo. Apesar do alto conteúdo de piadas sexuais, ele não passa disso, ou seja, o jogo é focado em fazer bagunça na cidade do que  ter relacionamentos ou coisas do tipo.


A história é divertida de se acompanhar, e os diálogos estão recheados de piadas, que infelizmente são perdidas por aqueles que não entendem inglês. Apesar de diminuir um pouco a graça para aqueles que não falam inglês. Ainda sim vale a pena, pois todo o resto contribui para o divertimento.

É um tipo de jogo que você pega em um dia de estresse e sai por ai fazendo qualquer merda que de na telha, zoando muito com os amigos, já que tem modo cooperativo e vocês podem se divertir causando o caos na cidade.